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Saiba como criar um plano de crescimento para o seu negócio

Ao abrir um negócio, muitos empreendedores compartilham do mesmo desejo: ver seu empreendimento crescer. Contudo, para fazer isso de forma organizada, é preciso ter um plano de crescimento bem estruturado, que possa ser usado como um guia estratégico para o alcance de seus objetivos.

Além de conter metas e objetivos principais, um plano de crescimento bem estruturado, também contém informações contábeis do empreendimento como custos, investimentos, expectativas e prazos. Estas iniciativas irão nortear as tomadas de decisões, bem como as propostas de expansão, colaborando para que todo o seu trabalho possa ser realizado de forma organizada e consistente.

Quer saber mais sobre como criar um plano de crescimento para o seu negócio? Continue sua leitura e aprenda a montar o seu!

 

Elabore um planejamento estratégico

 

O passo inicial ao criar um novo projeto é realizar seu planejamento.  Pode ser necessário fazer uma análise dos seguintes apontamentos:

• Avaliação do mercado;

• Identificação de pontos fortes e fracos;

• Mapeamento da situação de seu negócio;

• Pesquisa da concorrência;

• Diagnóstico do público alvo.

Por meio desta análise é possível fazer o registro de algumas informações básicas que tornam mais fácil e viável entender o seu empreendimento e quais recursos poderão ser explorados para o seu contínuo crescimento.

 

Determine seu o tipo de crescimento ideal

 

A fim de impulsionar o crescimento de sua empresa na direção correta, será necessário estabelecer metas específicas, que possam ser desenhadas de acordo com o tipo de evolução do negócio imaginada.

Por intermédio do plano de crescimento, será possível planejar iniciativas que possam promover o crescimento orgânico do empreendimento. Logo, o trabalho de expansão de mercado, público alvo e elaboração de um novo produto contribuem para que crescimento aconteça de forma contínua e estruturada.

Entretanto, algumas empresas preferem utilizar o modelo de crescimento por fusão ou aquisição. Isto acontece quando uma empresa maior acaba comprando ou se fundindo com uma ou mais empresas.

 

Padronize e otimize os processos internos

 

Padronizar e otimizar processos internos é uma das medidas que podem tornar a rotina de um negócio mais produtiva como, por exemplo, identificar erros e gargalos que podem estar aumentando os custos de seus serviços e eliminá-los.

Estas mudanças afetam diretamente os resultados, possibilitando uma melhora na qualidade das atividades realizadas e a redução de custos. Outro ponto relevante da otimização destes processos, é o aumento na satisfação do cliente, pois colabora para que o empreendimento possa ter mais destaque e relevância no mercado.

 

Análise de indicadores financeiros e de desempenho

 

O equilíbrio financeiro de uma empresa é um dos principais fatores de análise durante a elaboração do plano de crescimento. A fim de saber quais estratégias devem ser estipuladas no planejamento de ação, será necessário fazer o acompanhamento do fluxo de caixa e análise dos indicadores de finanças, como por exemplo:

• ROI (Retorno Sobre Investimento);

• Ponto de equilíbrio (Break Even Point);

• TIR (Taxa Interna de Retorno);

• Margem líquida e bruta;

• Dentre outros.

Lembrando, que o monitoramento das métricas de desempenho também devem ser feitos de acordo com suas metas e objetivos estabelecidos. São exemplos:

• Produtividade da equipe de vendas;

• Taxa de churn (mede a evasão de clientes);

• Taxa de conversão de leads para clientes;

Valor do ticket médio.

Portanto, um plano de crescimento bem estruturando é um dos principais ingredientes para a escalabilidade de uma empresa. Garantindo assim que seu crescimento aconteça de forma orientada e segura.

Assim, será possível ver se seu empreendimento pode produzir mais lucros de maneira saudável e dentro das estratégias planejadas.

O seu negócio possui um planejamento de crescimento? Que tal dividir conosco quais foram as suas principais abordagens e que contribuíram para o crescimento de usa empresa?

Acesse nosso blog e leia mais artigos como este! Assim você ficará por dentro de todas as nossas novidades e conteúdo específicos por lá!

 

Publicado em 11/02/2020

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