É de conhecimento geral que nosso país possui uma das maiores cargas tributárias do mundo. E este fator acaba tirando o sono de muitos empresários e colocando em risco o crescimento das empresas.
Muitas vezes, por não conhecerem corretamente a legislação e as condições fiscais, as empresas acabam arcando com uma tributação maior do que deveria, o que reforça a importância do planejamento tributário, o tornando fundamental para o sucesso de um negócio.
Continue a ler este artigo e aprenda a importância do planejamento tributário.
Será possível pagar menos tributos? Vamos, lá!
O planejamento tributário pode ser melhor descrito como o compromisso de minimizar sua responsabilidade tributária através do melhor uso de todos os subsídios, exclusões, deduções e isenções disponíveis.
O objetivo do planejamento tributário é garantir a eficiência tributária, fazendo um levantamento de todos os elementos do plano financeiro e analisando qual o melhor enquadramento tributário para a empresa, visando diminuir o pagamento de impostos. O planejamento tributário é uma parte essencial de um plano financeiro.
O planejamento tributário abrange várias considerações que incluem o tamanho da empresa, taxa de lucros e o planejamento para outras despesas.
A escolha do regime tributário adequado, é essencial para a gestão eficiente de pequenas, médias e grandes empresas. Entretanto, este é um processo que necessita de um conhecimento técnico e da legislação para ser realizado de forma correta. Por isso é necessário buscar a ajuda de profissional especializado, como por exemplo uma empresa de contabilidade.
Uma assessoria especializada pode economizar o valor máximo do imposto, organizando adequadamente suas operações de acordo com os requisitos da lei, dentro da estrutura do estatuto.
Existe uma situação de “guerra” entre os contribuintes e o Fisco (governo), pois os primeiros desejam que o imposto seja mínimo, enquanto o governo tenta extrair o máximo. Portanto, o planejamento tributário adequado visa cumprir as disposições da legislação tributária de maneira a minimizar a incidência de litígios.
Um dos principais objetivos do planejamento tributário é a canalização do lucro tributável para diferentes planos de investimento. Ele visa a utilização ideal de recursos para causas produtivas e a isenção de responsabilidade tributária do contribuinte.
O crescimento e o desenvolvimento da economia dependem muito do crescimento de seus cidadãos. As medidas de planejamento tributário envolvem a geração de recurso (dinheiro) que flui livremente e resulta no sólido progresso da economia.
Ao identificar o regime tributário mais adequado para sua empresa, é possível garantir uma tributação eficiente e que não prejudique o capital do negócio e proporcione um crescimento saudável.
Através do auxílio do um profissional de contabilidade especializado, é possível fazer uma avaliação sobre o faturamento anual de seu negócio, o número de funcionários, a região de atuação, definindo as projeções futuras para o cenário atual, garantindo assim, um planejamento tributário que embase a melhor decisão para o enquadramento.
São opções de regimes tributários:
O Lucro Real é um regime obrigatório para empresas que possuem um faturamento superior a R$78 milhões no ano. Entretanto, nada impede que empresas que faturem menos, possam fazer essa opção. As alíquotas do regime são calculadas tendo como base o lucro da empresa, ou seja, o resultado real, após a retirada das despesas. Para seguir com essa opção, é necessário que a empresa possua um fluxo de caixa bem estruturado.
Para optar pelo regime de Lucro Presumido, a empresa deve possuir um faturamento anual limitado a R$ 78 milhões. Para esse caso, o Imposto de Renda e a CSLL incidem sobre uma alíquota definida pela Receita Federal.
O Simples Nacional é o regime mais conhecido e possui duas grandes vantagens principais: valores de alíquotas menores e complexidade reduzida para processamento das informações. As alíquotas desse regime são diferenciadas (reduzidas), e ele reúne oito impostos e contribuições em uma única guia.
O planejamento tributário é fundamental para o sucesso de uma organização. Através desta estratégia o empresário poderá saber qual o melhor regime tributário, reduzindo assim os seus custos com pagamentos de impostos, sem que coloque em risco todo o seu investimento.
Se você necessita de auxílio para gestão ou planejamento tributário, conte com uma contabilidade especializada que possa auxiliar para que a gestão financeira seja feita de forma eficiente.
Entre em contato conosco, podemos ajudar a sua empresa a identificar o regime tributário correto, além de analisar como está sendo feita a tributação de sua empresa e se é possível fazer a restituição de impostos pagos de maneira indevida.
Afinal, realizar a gestão tributária é uma excelente forma de cuidar de sua empresa e zelar pela saúde financeira do negócio.
Gostou deste conteúdo? Acesse nosso blog para ler mais artigos como este. Aproveite para ler: “Saiba como criar um plano de crescimento para o seu negócio”
Siga-nos também em nossas redes sociais e não perca mais nenhum conteúdo!
Publicado em 11/02/2020
Rua Francisco Gonçalves, nº 01,
Edf. Reitor Miguel Calmon,
Sala 503, Comércio,
Salvador - Bahia
Telefone: 71 3321-1993
Email: anagma@anagma.com.br