Um dos principais erros cometidos por micro e pequenos empresários é misturar as suas finanças pessoais com as finanças de sua empresa. E isto pode comprometer o crescimento saudável de seu negócio.
Através da realização de uma gestão financeira organizada e eficaz, será possível trabalhar uma margem de lucro ideal, além disso possibilitar o acompanhamento e o controle das despesas do negócio. Desta maneira, preparamos para você algumas dicas que podem te ajudar a realizar o controle adequado de suas finanças pessoais e empresariais. Veja a seguir!
O primeiro passo será realizar um estudo da atual situação financeira. Para que o diagnóstico financeiro seja feito de forma correta, conte com a ajuda de uma contabilidade especializada. Assim será possível fazer uma análise sobre o lucro real da empresa, os seus custos fixos e variáveis além de identificar gargalos em seu setor financeiro que podem ser corrigidos.
É comum que empreendedores de pequenas empresas realizem a gestão das finanças pessoais com as finanças de sua empresa,utilizando uma mesma conta bancária, o que é um erro grave, inclusive ferindo um principio contábil (o principio da entidade), e sobre forte risco de sofrer multas pesadas.
Além disso, quando as despesas se misturam, o risco de acabar perdendo o controle financeiro aumenta e assim não é possível identificar de forma correta a lucratividade do negócio e a análise do fluxo de caixa se torna quase que impossível.
Veja a seguir, os principais motivos para utilizar contas bancarias separadas:
• Atender um princípio contábil evitando penalidades;
• Maior facilidade para identificar as receitas e despesas;
• Evitar que gastos pessoais comprometam a lucratividade e crescimento da empresa;
• Diminuir o risco de que os pagamentos referentes as despesas e custos da empresa atrasem por falta de capital;
• Permitir a retirada de lucros por parte do empresário com isenção de impostos;
• Facilitar a comprovação de renda do empresário;
• Dentre outros.
Fazer o controle financeiro de forma eficiente, contribui para o desenvolvimento de estratégias que auxiliarão na identificação dos processos internos. Assim, será possível identificar se a empresa está sendo lucrativa ou não.
Por meio da utilização de softwares de gestão financeira, falamos sobre como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio. É possível realizar o registro e o cruzamento de dados e análise de relatórios financeiros, em busca de controlar o fluxo de caixa de forma correta, possibilitando a identificação das entradas e saídas, retorno do investimento, capital de giro, etc.
Um dos grandes fatores, que levam os empresários a misturarem suas despesas pessoais com as despesas da empresa, é a facilidade no pagamento das contas em uma única conta bancária, de forma que essa falta de controle pode acabar prejudicando o capital de giro de sua empresa.
Afim de minimizar retiradas recorrentes que o empreendedor acaba realizando para cobrir suas despesas pessoais, o cenário ideal seria estipular um pró-labore.
Resumindo, o pró-labore é a remuneração do empresário. Por sua vez este valor deverá ser estipulado de forma justa e compatível com o atual cenário financeiro de sua empresa.
A gestão financeira de um negócio, é uma atividade obrigatória para qualquer empreendedor, pois contribui de foram direta no crescimento saudável e aumento da lucratividade. Independentemente de ser um micro ou pequeno negócio é necessário realizar uma gestão de forma eficiente.
Um segundo fator importante a ser pontuado é a sua gestão financeira pessoal, que também precisa ser feita de forma constante. Lembrando que quanto mais organizado estiver as suas finanças pessoais, menores serão as chances de precisar recorrer ao caixa da empresa para pagar suas despesas pessoais.
Por isso, podemos afirmar que realizar uma gestão financeira pessoal de forma constante irá refletir diretamente na gestão de seu negócio.
O mercado pode apresentar constantes variações e sua empresa poderá acabar enfrentando momentos de instabilidades financeiras, impactando de forma negativa em seu setor e por este motivo é necessário estar preparado.
Portanto, é fundamental preparar uma reserva mensal destinada ao uso de sua empresa (capital de giro), afim de garantir a sobrevivência nos momentos de instabilidades além de cobrir possíveis prejuízos.
O mesmo fator se aplica a sua vida pessoal. Ao fazer isso, você estará preparando uma reserva de emergência que proporcione uma maior estabilidade financeira, caso a empresa venha a enfrentar problemas de caixa.
Estas foram algumas dicas que podem te ajudar a realizar de forma correta o controle de suas finanças. Aproveite e conte para a gente, através do campo de comentários, como você faz para separar as suas despesas pessoais das despesa de sua empresa.
Acesse nosso blog e e fique por entro de todo o nosso conteúdo! Aproveite para ler: “É possível pagar menos impostos? A importância do planejamento tributário para sua empresa”
Publicado em 11/02/2020
Rua Francisco Gonçalves, nº 01,
Edf. Reitor Miguel Calmon,
Sala 503, Comércio,
Salvador - Bahia
Telefone: 71 3321-1993
Email: anagma@anagma.com.br