Ao abrir um negócio, muitos empreendedores compartilham do mesmo desejo: ver seu empreendimento crescer. Contudo, para fazer isso de forma organizada, é preciso ter um plano de crescimento bem estruturado, que possa ser usado como um guia estratégico para o alcance de seus objetivos.
Além de conter metas e objetivos principais, um plano de crescimento bem estruturado, também contém informações contábeis do empreendimento como custos, investimentos, expectativas e prazos. Estas iniciativas irão nortear as tomadas de decisões, bem como as propostas de expansão, colaborando para que todo o seu trabalho possa ser realizado de forma organizada e consistente.
Quer saber mais sobre como criar um plano de crescimento para o seu negócio? Continue sua leitura e aprenda a montar o seu!
O passo inicial ao criar um novo projeto é realizar seu planejamento. Pode ser necessário fazer uma análise dos seguintes apontamentos:
• Avaliação do mercado;
• Identificação de pontos fortes e fracos;
• Mapeamento da situação de seu negócio;
• Pesquisa da concorrência;
• Diagnóstico do público alvo.
Por meio desta análise é possível fazer o registro de algumas informações básicas que tornam mais fácil e viável entender o seu empreendimento e quais recursos poderão ser explorados para o seu contínuo crescimento.
A fim de impulsionar o crescimento de sua empresa na direção correta, será necessário estabelecer metas específicas, que possam ser desenhadas de acordo com o tipo de evolução do negócio imaginada.
Por intermédio do plano de crescimento, será possível planejar iniciativas que possam promover o crescimento orgânico do empreendimento. Logo, o trabalho de expansão de mercado, público alvo e elaboração de um novo produto contribuem para que crescimento aconteça de forma contínua e estruturada.
Entretanto, algumas empresas preferem utilizar o modelo de crescimento por fusão ou aquisição. Isto acontece quando uma empresa maior acaba comprando ou se fundindo com uma ou mais empresas.
Padronizar e otimizar processos internos é uma das medidas que podem tornar a rotina de um negócio mais produtiva como, por exemplo, identificar erros e gargalos que podem estar aumentando os custos de seus serviços e eliminá-los.
Estas mudanças afetam diretamente os resultados, possibilitando uma melhora na qualidade das atividades realizadas e a redução de custos. Outro ponto relevante da otimização destes processos, é o aumento na satisfação do cliente, pois colabora para que o empreendimento possa ter mais destaque e relevância no mercado.
O equilíbrio financeiro de uma empresa é um dos principais fatores de análise durante a elaboração do plano de crescimento. A fim de saber quais estratégias devem ser estipuladas no planejamento de ação, será necessário fazer o acompanhamento do fluxo de caixa e análise dos indicadores de finanças, como por exemplo:
• ROI (Retorno Sobre Investimento);
• Ponto de equilíbrio (Break Even Point);
• TIR (Taxa Interna de Retorno);
• Margem líquida e bruta;
• Dentre outros.
Lembrando, que o monitoramento das métricas de desempenho também devem ser feitos de acordo com suas metas e objetivos estabelecidos. São exemplos:
• Produtividade da equipe de vendas;
• Taxa de churn (mede a evasão de clientes);
• Taxa de conversão de leads para clientes;
Portanto, um plano de crescimento bem estruturando é um dos principais ingredientes para a escalabilidade de uma empresa. Garantindo assim que seu crescimento aconteça de forma orientada e segura.
Assim, será possível ver se seu empreendimento pode produzir mais lucros de maneira saudável e dentro das estratégias planejadas.
O seu negócio possui um planejamento de crescimento? Que tal dividir conosco quais foram as suas principais abordagens e que contribuíram para o crescimento de usa empresa?
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Publicado em 11/02/2020
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